Responsabilidad
Construindo um futuro mais sustentável
A experiência da Timken contribui para uma infinidade de tecnologias sustentáveis, que vão de rolamentos de alta densidade de potência para maior eficiência de veículos elétricos a soluções de controle de movimento de precisão que permitem o uso de energia solar. No entanto, o compromisso ambiental da empresa começa nas próprias operações de fabricação em todo o mundo.
Nelas, a solução de problemas técnicos da Timken ajuda a empresa a ter instalações de produção mais sustentáveis que operam com mais eficiência e promovem comunidades mais saudáveis. Marius Mazur, gerente de sistemas de EHS (meio ambiente, saúde e segurança) da Timken em Sosnowiec, na Polônia, explica como compressores de ar inovadores em sua planta ajudam a fabricar produtos, aquecer o prédio e reduzir emissões de gases do efeito estufa.
“Basicamente, capturamos o calor gerado pelos compressores e o redistribuímos por toda a instalação durante os meses de clima frio”, afirma Mazur, que ingressou na Timken há 17 anos como operador de qualidade e ocupou cargos nos setores de qualidade e gestão de instalações. “Isso reduz nossa emissão anual de gases do efeito estufa gerada pelo aquecimento em 17%.”
“Temos um ponto de vista igualmente ambiental e econômico. Somos mais ecológicos e usamos menos recursos para operar com mais eficiência na instalação. Pequenas melhorias, quando combinadas, fazem uma grande diferença para nossas instalações, a comunidade e o meio ambiente.”
Marius Mazur
Gerente de EHS
Energia térmica “mais do que suficiente” gerada por equipamentos
A Timken está comprometida com a responsabilidade social corporativa, e a experiência especializada da empresa, bem como o desejo de proteger o meio ambiente, permitiram o desenvolvimento de soluções que reduzem o impacto ambiental da fabricação, global e localmente, por meio da mais recente inovação em processos e equipamentos.
As instalações da Timken em Sosnowiec usam compressores de ar para uma finalidade vital: ajudar a alimentar equipamentos usados em muitos processos diferentes de fabricação de rolamentos. Inicialmente, a instalação utilizava compressores de ar refrigerados a água para atender às necessidades de alta potência de seus equipamentos.
Desde então, surgiram outras inovações em compressores de ar que economizam água e eletricidade e oferecem maior eficiência operacional. Com isso em mente, a equipe da instalação começou a repensar seu uso dos compressores de ar. Um sistema alternativo poderia ser usado para ajudar a aquecer o edifício? Usar menos eletricidade e água? Operar com mais eficiência? A resposta para todas essas perguntas foi “com certeza”.
Há alguns meses, a instalação de Sosnowiec passou do uso de compressores de ar refrigerados a água para o uso de compressores de ar refrigerados a ar avançados. Essas unidades usam ar em vez de água para resfriamento e geram calor significativo no processo. Os circuitos refrigerados a ar reduzem o ar quente usando um ventilador e um radiador. A perda de calor é recuperada e redistribuída como uma forma de aquecimento sustentável e econômico para todo o edifício.
“Nossos novos compressores refrigerados a ar produzem energia térmica mais do que suficiente para manter todos aquecidos”, afirma Mazur. “De fato, os funcionários nos pediram para diminuir o aquecimento, o que consideramos um feedback muito positivo.”
Energia sustentável, fabricação mais eficiente
A mudança também usa menos eletricidade, reduzindo ainda mais a pegada de carbono anual da unidade. Além disso, os novos compressores de ar levam a uma maior eficiência de fabricação.
Em vez de serem instalados em uma só estação, como as unidades refrigeradas a água, três unidades refrigeradas a ar operam independentemente para alimentar equipamentos em três áreas diferentes da instalação de 50 mil metros quadrados. Essa descentralização garante que a maioria dos processos de fabricação continue funcionado se um compressor de ar e um equipamento na área correspondente fiquem inativos.
A iniciativa foi tão bem-sucedida que a Timken espera implementá-la para reduzir o consumo de energia e as emissões de gases do efeito estufa em outros locais.
Melhorias incrementais causam grande impacto
Hoje, a instalação de Sosnowiec utiliza o excesso de energia térmica que não é utilizada no aquecimento do edifício para aquecer a água usada para consumo sanitário, como para lavar as mãos e limpar. Em 2020, a instalação usou 200 gigajoules de energia para esse fim; no ano passado, usou apenas 11.
Mazur observa que outras iniciativas recentes incluíram a migração para iluminação com LED (diodo emissor de luz) e a atualização das bombas da estação de resfriamento para maior eficiência elétrica.
“Temos um ponto de vista igualmente ambiental e econômico”, diz. “Somos mais ecológicos e usamos menos recursos para operar com mais eficiência na instalação.” Pequenas melhorias, quando combinadas, fazem uma grande diferença para nossas instalações, a comunidade e o meio ambiente.”
A equipe global de EHS da Timken colabora com unidades de fabricação locais para coletar e analisar dados a fim de ter uma visão completa de como os altos padrões de EHS da empresa funcionam na vida real. Saiba mais aqui.
Last Updated: 2023/12/12
Published: 2022/05/11